Ambientes da Escola

terça-feira, 25 de agosto de 2015

SEGUNDA ETAPA DO CONCURSO


Criação e seleção do Logotipo

Neste momento os alunos colocaram sua criatividade em prática para a criação do Logotipo do jornal.
Depois da palestra e da ajuda das professoras Juliane e Égila, eles criaram Logos que representavam a escola e seus 35 anos de história.
Com os logotipos em mãos, foi realizada uma preleção, onde restaram 10 finalistas.
Confira os 10 finalistas:




Com os 10 finalistas escolhidos, a comissão avaliadora se reuniu e escolheu o logotipo para o Jornal Pastorzinho.
Depois de todos avaliarem, a ganhadora foi:

Vitória Wawginiaks da turma 52 



SEGUNDA ETAPA DO CONCURSO



Criação do Logotipo


Palestra de Logotipos
Nos dias 15 e 16 de Julho, os alunos dos 5º e 6º anos, tiveram a oportunidade de aprender a criar logotipos, através de uma palestra ministrada pela aluna da UFSM Ivi Pivetta Viero.
Ela é aluna do curso de Design e para ajudar os alunos na criação de logotipos, trouxe suas experiências, mostrando aos alunos como usar formas, cores e tamanhos, para expressarem sua criatividade.

Depois desta palestra os alunos terão um prazo para a criação dos logotipos, juntamente com as professora de Arte. Prof. Juliane e Prof. Égila.

PRIMEIRA ETAPA DO CONCURSO




CATEGORIA NOME DO JORNAL

Para esta etapa, os alunos de EDI ao 5º ano, foram incentivados a criar um nome para o Jornal da Escola, cada turma escolheu um nome, que foi para votação.
A votação ocorreu da seguinte forma:
E por uma página do face: https://www.facebook.com/concursobompastor
Onde os alunos deveriam acessar e deixar um comentário e uma curtida.
Depois de algumas semanas de votação, os comentários e curtidas foram contabilizados e a turma vencedora foi:

A turma 32, com o nome JORNAL PASTORZINHO


 Parabéns a turma vencedora!!!!

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

CONCURSO 35 ANOS EMEF BOM PASTOR


Para comemorar os 35 anos da EMEF Bom Pastor, a Equipe Gestora da escola teve a ideia de confeccionar um jornalzinho comemorativo, contendo informações e notícias sobre o trabalho realizado pelos professores e alunos.
Mas como o Jornal precisa de um nome e de um logotipo, a ideia foi além, de lançar um concurso onde as turmas pudessem participar e sugerir alguns nomes e logotipos para o jornal.
Foi então que foi criado o regulamento do Concurso:

1º CONCURSO DA ESCOLA BOM PASTOR

REGULAMENTO GERAL

                O CONCURSO
O concurso cultural “CONCURSO 35 ANOS EMEF BOM PASTOR”, tem como finalidade a criação de um logotipo para o jornal da escola, bem como, uma fotografia referente às memórias da escola e por fim um nome do jornal. São três categorias separadas.

OBJETIVO
O objetivo do concurso é colocar a arte mais próxima da família e homenagear a escola na comemoração dos seus 35 anos. Desta forma, trazer a comunidade escolar, para participação mais ativa, e buscar valorizar o aluno criativo.

PARTICIPANTES
Alunos Matriculados na Emef Bom Pastor da Educação Infantil até os 9º Anos

CATEGORIA
 CATEGORIA DESENHO- criar umlogotipo, com técnica de desenho, com uso de material artístico livre, podendo ser tinta, desenho entre outros. O logotipo será usado para ojornal da escola, tendo cedência do seu logotipo por tempo determinado pela instituição. Esta categoria terá participaçãodos alunos matriculados na escola dos anos– 6 º e 5º.
CATEGORIA FOTOGRAFIA-TEMA“Escola Bom Pastor há 35 anos resgatando memórias e construindo histórias”comparticipação de alunosdo 7º, 8º e 9 anos. O ALUNO PODERÁ PARTICIPAR COM UMA FOTOGRAFIA. A fotografiaserá cedida, para uma mostra fotográfica na escola, nas subcategorias abaixo:

SUBCATEGORIA FOTOGRAFIA
A-     FOTOGRAFIA COM O TEMA DO CONCURSO, COM FOTOGRAFIA EDITADA,
B-      FOTOGRAFIA COM O TEMA DO CONCURSO, COM FOTOGRAFIA SEM EDIÇÃO,
CATEGORIA NOME DO JORNAL: Nome do jornal, cada turma da escola, com ajuda de seu professor, criará um nome em conjunto, com votação, no blog, com participação da comunidade escolar.

CRITÉRIOS

CATEGORIA DESENHO
·         Acabamento
·         Conforme o tema “Escola Bom Pastor há 35 anos resgatando memórias e construindo histórias 
·         Sem nenhuma interferência de pais, professores, ou outros. 
·         Criatividade
·         As produções poderão ser coloridas ou em preto e branco, com a utilização decaneta, lápis de cor, giz de cera, canetinha
·         Nãoépermitido uso de colagens, montagens, desenhos feitos pelo computador ou que já tenham sido sob qualquer forma publicados ou premiados.
·         Osdesenhosdeverão   ser escaneados em alta resolução eencaminhados, para o e -mail
·         Junto com o desenho, deverá ser encaminhada a ficha de inscrição conforme modelo em anexo, com os dados do aluno e de seu responsável,
·         Cada criança poderá participar apresentando somente um trabalho.
·         Uma vez entregue, não poderá ser substituído por outro.
·         Serão desclassificados os trabalhos que não tenham relação com o temaou que tenham sido feitos por outra pessoa.

CATEGORIA FOTOGRAFIA
·          A fotografia deverá serfeita a partir do tema do concurso “Escola Bom Pastor há 35 anos resgatando memórias e construindo histórias”. Fotografias que não retratem a temática serão anuladas. 
·         Nas Fotografias serão colocadas nomes do aluno e da fotografia
·         Fotografias inéditas do ano de 2015
·         Parágrafo Único: A responsabilidade de utilização de todo ou qualquer bem de titularidade de terceiros, protegido pela legislação de direitos autorais, cabe inteira e exclusivamente aos participantes.
·
CATEGORIA NOME DO JORNAL:

·         Votação da comunidade escolar pelo blog da escola pelo site http://emefbompastor.blogspot.com.br/;
·         EM CASO DE NOMES IGUAIS PELAS TURMAS, VALERÁ AQUELE QUE PRIMEIRO ENTREGOU A COORDENAÇÃO DO CONCURSO.
·         Em caso de empate, na votação no blog da escola será decidido pela comissão a turma ganhadora.

PRAZO

 O que
 Turmas
Dias
Desenho-logotipo
6 º e 5º
12/08
Fotografia
7º, 8º e 9 º 
21/08
Nome do Jornal
 EDI , 1ª, 2ª,3ª,4ª e 5ª
26/06

PREMIAÇÃO
CATEGORIA DESENHO (INDIVIDUAL) – Um book fotográfico- patrocinado pela fotografa Nádia Camargo
CATEGORIA FOTOGRAFIA (INDIVIDUAL)- câmera fotográfica
CATEGORIA NOME DO JORNAL (TURMA)- Janta Pastelaria Via Nápole –pastel

JUGALMENTO
Categoria desenho- comitê de professores, designer, ACPM, terá a missão de julgar, os logotipos através de notas através dos critérios já mencionados.
Categoria FOTOGRAFIA: serão selecionados 12 fotos, destas fotos 10 serão selecionadas pelo comitê de professor e DUAS, como a foto mais curtida na rede social FACEBOOK. SOMENTE SERÁ CONTABILIZADAA CURTIDA NA PÁGINA DO CONCURSO. Colocar#concurso35bompastor. DESTAS 12, UMA SERÁ A GANHADORA, O RESTANTE DAS 11 FOTOS SERÃO UTILIZADAS PELA ESCOLA FUTURAMENTE.
CATEGORIA NOME DO JORNAL: O NOME, QUE A TURMA CRIOU, SERÁ POSTADA NAS REDES SOCIAIS JÁ MENCIONDAS, O NOME COM MAIOR CURTIDA SERÁ O SELECIONADO
Serão considerados os seguintes critérios de avaliação:
I – Coerência com o tema;
II – Beleza plástica da imagem;
III – Utilização da técnica fotográfica e de desenho
ü  As decisões da Comissão Julgadora são soberanas, não cabendo qualquer impugnação ou recurso.

COMISSÃO AVALIADORA:
Equipe Gestora da Escola;
1 representante da ACPM;
1 representante dos funcionários da escola;
1 representante Grêmio Estudantil;
1 professor dos Anos Iniciais;
1 professor dos Anos Finais;
1 representante da SMEC.

As página do concurso são:

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

11 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE



“Estudar é como conhecer mundos diferentes.
Tempo de novidade a cada dia.
Tempo de alegria a cada hora.
Tempo de se preparar para a vida...”

      No dia 11 de agosto realizamos na escola uma atividade diferente em comemoração ao dia do estudante.
       No turno da manhã apresentaram-se alunos do 6º ano, alunos da Escola Batista de Ijui, Grupo de Danças da Escola e o Show de Mágica, que animaram a manhã.
      Os alunos de Educação Infantil ao 3º ano tiveram contação de história com as professoras do SESI e logo após cinema com pipoca e os alunos do 4º e 5º ano, além desta atividade e culto com o Pastor Josemar realizaram jogos na quadra, orientados pelos alunos do Grêmio Estudantil e Prof. Juliane.


“Se quiseres ser um verdadeiro estudante Não aprenda só o superficial, Pois o difícil pode se tornar barreira vencida. Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais! Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o. Procura na escola o que deseja para tua vida, Pois ela te recolherá, orientará, dirigirá. Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão. Se não tens teto, cobre-te de saber, de vontade, de garra. Se tens frio, se tens fome, Agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar. Se te faltar coragem, Não tenha vergonha de pedir ajuda. Certamente haverá alguém para te estender a mão. Sê leal, fraterno, amigo, forte! Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde. Pois tu, jovem estudante, tens que assumir o comando do teu país. Respeita para ser respeitado. Valoriza para ser valorizado. Espalha amor para seres amado. Não tenhas medo de fazer perguntas: toda resposta terá sentido. Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas. Tenha a tua própria linguagem (aperfeiçoa-te). Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a corrupção, a falta de limites e o abuso de poder, Pensa na existência de tudo o que te cerca. Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói. Não faça do teu colega, uma escada para subir. Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da tua lição.”



segunda-feira, 10 de agosto de 2015

PROJETO VIDA SAUDÁVEL – ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

       Nos dias 7, 21 e 28 de maio, alunos bolsistas PIBID do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi desenvolveram o Projeto Vida Saudável – Alimentação Equilibrada, com alunos de 8º ano, da EMEF Bom Pastor, com o objetivo de abordar a temática da alimentação saudável e equilibrada para adolescentes. O grupo de bolsistas formado pelos graduandos em Química, Rodriane Maria dos Santos, Izabel Cristina Sörensen dos Santos, Taila Soares, Camila Ohlweiler, Fernanda Malheiros, juntamente com a bolsista supervisora professora Edela Lutz realizaram um ciclo de atividades para a discussão de questões relativas à alimentação saudável, dentre as quais, visualização de vídeos pedagógicos, confecção de pirâmide alimentar gigante, degustação de frutas, produção de barras de cereais, circuito de atividades lúdicas e diversas atividades de grupo. É o segundo ano que bolsistas PIBID desenvolvem atividades com alunos da Escola, fortalecendo desta forma a parceria com o Instituto e trazendo benefícios aos alunos através do aprofundamento de temáticas abordadas nas aulas de Ciências.


quinta-feira, 6 de agosto de 2015

DIA DA BIODIVERSIDADE



       No dia 29 de maio foi realizado mais um Dia da Biodiversidade na Escola, quando alunos dos sétimos anos trouxeram para a mostra, espécies de seres vivos, principalmente animais, plantas e fungos.
       Essa atividade integrou a comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de maio, data escolhida pela Organização das nações Unidas (ONU), e tem como objetivo alertar sobre o perigo da perda da diversidade de espécies no planeta. 

Além de conhecerem outros seres vivos, aprenderem um pouco mais sobre cada um deles, foi um momento para reforçar o respeito a outras formas de vida. O evento foi um sucesso, como disseram os alunos:

 “O Dia da Biodiversidade foi um incentivo para nós, uma experiência única.” 
 Aslye 71.
 “Foi legal e feliz”. 
Julia 71.
“Eu achei muito legal e divertido”
Ronnie 71.
 “Dia da Biodiversidade na Escola: # Animais + seres vivos = Amor Maior”. 
 Andiele 71.