Ambientes da Escola

sexta-feira, 29 de abril de 2016

EXPOSIÇÃO ITINERANTE "PLURALIDADE: COMUNIDADES INDÍGENAS NO NOROESTE DO RS"

Na quinzena em que se comemora o Dia do Índio (19 de abril), o Campus Panambi do IF Farroupilha recebeu a exposição itinerante “Pluralidade: Comunidades Indígenas no Noroeste do RS”, do Museu Antropológico Diretor Pestana, da Unijuí.

Alunos dos 6º e 7º Anos da Escola, juntamente com os professores foram prestigiar a exposição, que foi organizada ao longo do andar térreo do Campus. Foram recepcionados e convidados a assistir vídeos no auditório relacionados a essa temática e também participar da explanação da professora Sylvia Messer. A seguir passaram à visitação, a qual foi autoguiada e, ao longo de mais de 40 imagens,  aborda a efetiva contribuição dos diversos grupos étnicos no processo de formação social, econômica e cultural do Noroeste do Rio Grande do Sul, suscitando uma reflexão sobre a diversidade cultural sul-rio-grandense.


MARATONA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ALUSIVO AO DIA DA LEITURA SESI 2016

          A Biblioteca SESI - Indústria do Conhecimento de Panambi enviou um convite para a Escola participar da Maratona de Contação de Histórias, evento este que acontece nos dias 27, 28 e 29 de abril, sendo que a nossa Escola participou nos seguintes dias:

27/04 - turno da manhã - alunos do Jardim 2 e turma 13
                turno da tarde - alunos das turmas 11, 12, 42, 43, 51, 52 e 53

28/04 - turno da tarde - alunos das turmas 21, 22, 23, 31, 32, 33 e 41

        A história contada foi: SÍTIO DO PICA PAU AMARELO: "A REFORMA DA NATUREZA".


"... a contação estimula o imaginário, toca o coração e alimenta o espírito".
Mª Ignês Mendes


TRABALHO DA TURMA 32 SOBRE A ESCOLA

           Iniciamos o trabalho sobre a Escola com a leitura do livro "A caminho da Escola", onde observamos as várias maneiras que as crianças de todo o país vão para a sua escola e também como as nossas crianças (da turma 32) vêm para a nossa Escola.
           Com o auxílio do mapa do Brasil, encontramos a localização de cada criança da história. E no mapa do município de Panambi, localizamos os bairros em que cada aluno da turma mora.
       Foi pedido então para a turma, representar o lugar em que estuda, através de maquetes, observando a maneira como enxergam a Escola e as características dos diversos ambientes.
       Os trabalhos ficaram excelentes e contaram com a participação das famílias. Na construção da maquete, os alunos desenvolveram várias noções e habilidades, como a capacidade motora e algumas noções de proporção e redução.
    

Estão todos de Parabéns!!!

Profe  Darlin
Turma 32


CONFIRA AS FOTOS DAS MAQUETES....

quinta-feira, 28 de abril de 2016

ESTUDANDO A CITOLOGIA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE CÉLULA EM PIZZA

          A atividade foi realizada pelos alunos dos 8º anos, orientada pela professora Letícia Martins de Ciências e teve como objetivo despertar o gosto pelo estudo das células.
Um conteúdo que muitas vezes não se apresenta interessante, por exigir certo grau de abstração por parte dos alunos, foi através do desafio “diferente” de construir um modelo de  célula não muito convencional, que o gosto pela citologia foi despertado.
Os alunos deveriam montar uma célula em cima de uma massa de pizza, utilizando ingredientes apetitosos, mas que remetessem à aparência das organelas celulares (mitocôndria, lisossomos, ribossomos, retículo endoplasmático, Complexo de Golgi e centríolos), e das estruturas básicas das células que são a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo.
      Desafio lançado! Mãos à obra, ou melhor, à massa! E com muito entusiasmo e satisfação, todos os alunos participaram e puderam de uma maneira simples e gostosa (literalmente), estudar as nomenclaturas corretas, a anatomia e a fisiologia celular, além de diferenciar células vegetais, animais e bacterianas (procariontes).       

  

terça-feira, 26 de abril de 2016

UMA TARDE DIFERENTE PARA OS 5º ANOS

          No dia 22 de abril, os alunos de 5º ano tiveram uma tarde diferente, onde todos os alunos participaram de jogos e brincadeiras.
          Foi uma tarde divertida onde os alunos além de brincarem, trabalharam com regras e respeito à diversidade.
          Os jogos foram organizados pelas professoras Marli F. e Isolde com auxílio dos alunos Kauê, Augusto e Elian.


JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO DA DIRETORIA DA ACPM

          No dia 20 de abril à noite, aconteceu um jantar de confraternização entre a Equipe da Diretoria da ACPM que entregou seus cargos e a nova Diretoria que está assumindo os trabalhos da ACPM a partir deste ano.
          Além da confraternização, os integrantes aproveitaram o momento para conversarem sobre novos investimentos e também sobre os próximos eventos a serem realizados na Escola.
          Foi um momento de descontração, mas também de troca de ideias e sugestões para melhorias no ambiente escolar.
          Neste ano de 2016, contamos com a organização dos trabalhos pela nova diretoria da ACPM, mas lembramos que uma boa Escola precisa do auxílio de todos da comunidade escolar, pois são estes que realmente fortalecem a ACPM da Escola.

PROVINHA BRASIL 2016

         

          A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no 2º ano de escolarização das escolas públicas brasileiras.
          Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início do ano e a outra ao término do ano letivo.
          A data da aplicação da Provinha Brasil, ocorreu entre os dias 11 a 15 de abril, sendo aplicadas nas três turmas de 2º ano.
          As provas consistem em leitura, interpretação, numeração, cálculos e raciocínio lógico.
          Em nossa Escola a média de acertos foi de 16,65 no total de 20 questões.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

MUSICALIZAÇÃO AO AR LIVRE

          As turmas de Musicalização da Escola Bom Pastor tiveram uma atividade diferente este ano. O Professor Henrique levou os alunos ao parquinho para ensaiar as músicas da aula de Musicalização. Foi uma aula bem diferente pois puderam cantar e tocar ao ar livre, local que muda a acústica e o próprio som que os alunos produzem em sala de aula. 
          Com a ajuda da natureza e de um lindo dia de sol as crianças apreciaram muito este passeio pela escola e demonstraram estar muito alegres com a atividade diferente. Nos próximos meses os alunos vão confeccionar instrumentos musicais com material reciclado, com o apoio e supervisão das professoras de Arte, Juliane e Égila.
          As turmas contempladas com as aulas de Musicalização são a 11, 12, 21, 22 e 23.     


quarta-feira, 20 de abril de 2016

COMUNICADO


ATENÇÃO!!!


Querida Família!

Comunicamos que, quinta-feira dia 21/04 será feriado e dia 22/04 sexta-feira, haverá AULA NORMAL, conforme calendário estabelecido previamente pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Atenciosamente, Equipe Gestora




PALESTRA SOBRE LIDERANÇA E PROTAGONISMO JUVENIL

          No intuito de promover um sentimento de democracia e oportunizar um momento de reflexão e debate no ambiente escolar, a EMEF Bom Pastor convidou a jovem Marieli Bottega de Moura, profissional de Relações Públicas, acadêmica do curso de História e atual Coordenadora do Diretório Central dos Estudantes – DCE - da Universidade de Ijuí (Unijuí) para palestrar o tema “Liderança e Protagonismo Juvenil” para alunos do Ensino Fundamental dos Anos Finais. Marieli é natural da cidade de Pejuçara e também está atuando no município vizinho como vereadora suplente. Também participou de vários movimentos sociais, foi líder de turma e líder de Grêmio Estudantil.
         O assunto foi trazido de uma forma bastante dinâmica, motivadora, na qual segundo suas palavras, “cada estudante é protagonista da sua própria vida, de sua própria história.” Conceituou os movimentos estudantis, entidades estudantis, aluno cidadão, grêmio estudantil e democracia, bem como a atuação desses no decorrer do processo histórico brasileiro.
         Os alunos se sentiram provocados a participar, elaborando perguntas, já que a escola no mês de abril, passa pelo processo de escolha de líderes de turma e de Grêmio Estudantil.
Segundo o aluno João Gabriel Schemmer Gressler, da turma 72, “foi muito legal e interessante e nos ajuda a saber como agir sendo um líder de turma e em quem votar.” Já para a aluna Jéssica Pimmel Dürks da turma 72, “a palestra me ajudou muito a entender o que é ser líder e esclarecer as minhas dúvidas  sobre o assunto, pois ser líder é algo muito importante e devemos ser dedicados e responsáveis para assumir este cargo”. Desta forma, a Equipe Gestora da EMEF Bom Pastor acredita que promover encontros com esta temática contribui na formação dos alunos.



CRIMES CIBERNÉTICOS É TEMA DE PALESTRA

          A Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor, juntamente com os alunos de 7º, 8º e 9º Anos, professores, funcionários e Equipe Gestora recebeu, na manhã do dia 05 de abril, o Sr. Carlos Anhaia Beuter, Delegado de Polícia, Sra. Taís de Moura, Comissária de Polícia e a Sra. Rejane Braun, Escrivã de Polícia, para uma importante palestra com o tema “Crimes Cibernéticos”. Na oportunidade foram explanados os casos mais recorrentes de crimes que  acontecem no mundo virtual como, por exemplo, postagens de imagens e vídeos nas redes sociais, com ou sem autorização da vítima, da perturbação da tranquilidade, sobre o que é cyberbulliyng, calúnia, difamação e injúria, bem como as consequências, de como fazer um boletim de ocorrências, das medidas sócio-educativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) entre outros. Os alunos puderam interagir com os palestrantes com questionamentos acerca de suas dúvidas e, com certeza, tiveram maior clareza da seriedade com que esse assunto deve ser tratado.
          Para melhor entendimento das colocações, foram citados casos reais e polêmicos que foram transmitidos pela mídia e de que forma foram solucionados, como o caso da atriz Carolina Dieckmann que teve suas fotos íntimas divulgadas, criando-se assim a lei Nº 12.737 de 2012.
          A EMEF Bom Pastor trabalha nesse ano de 2016 com o tema “O valor da vida no mundo em que vivemos” e busca sempre envolver os educandos nos assuntos mais diversos, os que causam mais discussões e que vem sempre de encontro com a realidade da comunidade escolar.

Nesse sentido, a Equipe Gestora juntamente com seu colegiado de professores e ACPM da escola, buscam sempre uma Escola Significativa para todos.

PIQUENIQUE

PIQUENIQUE PARA QUÊ???
Para brincar, comer e se divertir!!!

          Assim foi o primeiro Piquenique do ano da Escola.

          No dia 01 de abril, tanto os alunos do turno da manhã, como os alunos da tarde, participaram de um divertidíssimo "Dia Diferente". Com muitas brincadeiras, risadas, comilança, os alunos passaram o dia no Parque Batista.
          Foi um momento maravilhoso de integração entre alunos, professores e funcionários!
          E que venham outros dias abençoados como este.


CONFIRA AS FOTOS...




terça-feira, 19 de abril de 2016

PROJETO COOPERATIVISMO NAS ESCOLAS

PROJETO EU + VOCÊ = MUNDO MELHOR

             A Cotripal Agropecuária Cooperativa, através do Projeto Cooperativismo nas Escolas, reuniu no dia 01 de abril várias Escolas, dentre elas a nossa, para participar de um dia de integração.
           O alunos participaram de Palestra com o Agrônomo Alexandre, que falou sobre a construção do terrário que as turmas farão durante este ano.
        As crianças também assistiram a um maravilhoso teatro "As virtudes da Família Gentil". Durante a tarde, foram divididos em grupos de trabalho, onde realizaram várias atividades sendo o principal objetivo a COOPERAÇÃO.
            Foi um dia de várias aprendizagens!


segunda-feira, 18 de abril de 2016

ASSEMBLÉIA DA ACPM REALIZA ELEIÇÃO DA DIRETORIA 2016

Foi realizada no dia 30 de março nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor, a Assembléia Geral Ordinária anual da Associação Círculo de Pais e Mestres da EMEF Bom Pastor e a Comunidade Escolar. 
Na pauta, prestação de contas do ano exercício 2015, eleição da diretoria para o ano exercício 2016 e definição de prioridades de investimentos na escola para este ano. O Presidente da ACPM Sr. Adair de Lima Rodrigues cumprimentou a todos, agradecendo suas presenças. Mencionou sua atuação na ACPM por vários anos, destacando a importância da participação dos pais na vida escolar de seus filhos e colocando-se a disposição da Associação para os próximos mandatos.
O Vice-Diretor, Professor Ezequiel Paula dos Santos, e a tesoureira da ACPM, professora Lizardi Beatriz Von Muhlen Dahmer,  apresentaram o  demonstrativo financeiro através do relatório anual, referente ao ano exercício 2015, fornecido pelo Escritório Líder. A prestação de contas foi aprovada por unanimidade pelos presentes.
Em seguida realizou-se a eleição da nova diretoria para o ano de 2016,  que foi conduzida pelo Vice-Diretor Professor Ezequiel Paula dos Santos, o qual abriu para os presentes se candidatarem, sendo que a Diretoria ficou assim constituída:
Presidente: Sr. Carlos Eduardo Blum
Vice Presidente: Sr. Leandro Veit
Tesoureiro: Sr. Ezequiel Paula dos Santos,
Segundo Tesoureiro: Sr.Tiago Martins,
Secretária: Sra. Kátia Gunsch,
Segunda Secretária:  Sra. Maristela Schemmer,
Membros do Conselho Fiscal:
Professores: Sra. Edi Schmidt, Sra. Vivian Schmidt Bock, Sra. Roselaine Colvero, Sra. Juliane Kopp, Sra. Lizardi Beatriz Von Mühlen Dahmer;
Pais: Sr. Adair de Lima Rodrigues, Sr. Alexandre Noronha, Sr. Paulo Malheiros, Sr. Rudimar Moura da Silva, Sra. Maria Isabel Winkelmann de Souza, Sr. Michael Lanes Wawginiaks e Sr. Leandro Alves, também aclamados por unanimidade.

Após a eleição, o Presidente Sr. Adair de Lima Rodrigues despediu-se do seu mandato agradecendo a todos os presentes e desejando sucesso a nova diretoria eleita. Para finalizar os trabalhos o novo Presidente, Sr. Carlos Eduardo Blum, agradeceu a presença de todos os presentes, desejando sucesso e comprometimento com o mandato que se inicia, destacando a importância dos pais serem participativos e atuantes na Escola com os filhos.



sexta-feira, 15 de abril de 2016

PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA

           No dia 24 de março realizou-se os Cultos de Páscoa maravilhosos. 
          No turno da manhã, o Pastor Josemar trouxe uma bela mensagem de fé e esperança e os alunos encenaram a última ceia de Cristo, onde teve uma bela participação dos alunos da Educação Infantil e 1º ano turma13.
          Estas apresentações foram ensaiadas pela Profª Silvana.




          Após o Culto de Páscoa, teve o Sorteio da Ação entre Amigos, onde os sorteados foram:

1º Prêmio: Miguel de Souza Prestes - nº 392
2º Prêmio: Hazael Loose - nº 1200
3º Prêmio: Silvio Hendges - nº 7330
4º Prêmio: Analiese Fürcht M. Alves - nº 6452

          Também receberam premiação os alunos que venderam o maior número de Ação entre Amigos:

1º lugar: Alex Lutz Wegner - turma 62 - 140 números
2º lugar: Iasmim Piasetzki - turma 72 - 100 números
3º lugar: Pedro Ernesto Weigandt de Moura - turma 21 - 60 números
4º lugar: Isabeli de Oliveira Barcellos - turma 51 - 50 números
5º lugar: 40 números cada - João Antonio Camargo Mello - turma 51; Isabely Timmermann Blum - turma 53; Eduardo Antonny Ramos Martins - turma 62 e Helena Luíse Pomina - turma 63.



          No turno da tarde, também teve um momento de reflexão com o Pastor Josemar e a apresentação do grupo de coreografia das meninas dos Anos Finais. Durante a semana também teve pintura de casquinhas, caça ao ninho e muita diversão.

CAÇA AO NINHO - 5º ANOS

          Os alunos dos 5º anos turmas 51, 52 e 53, neste ano vivenciaram alguns costumes antigos da época de Páscoa. Coloriram casquinhas de ovos com a técnica do papel crepom e confeccionaram cartuchos de papel com ilustrações do verdadeiro sentido da Páscoa, ambos foram recheados com amendoim. Trouxeram cestinhas confeccionadas por eles, usando material reciclável.
          Para terem o direito de levar sua cestinha para casa, houve a tradicional caça ao ninho. Cada turma foi dividida em dois grupos, um de meninos e outro de meninas e cada grupo recebeu um mapa de localização e um papel que lhe daria o direito de levar suas cestinhas para casa. Neste mapa estavam dicas do ponto onde encontrava-se o "papel" no espaço da escola. A orientação estava baseada em pontos cardeais e colaterais.
          Foram atividades interessantes e divertidas tanto para os alunos, como para os professores.



VIAGEM 2º ANOS À TOCA DO COELHO

          No dia 22 de março, as turmas dos 2º anos realizaram sua tradicional viagem a "Toca do Coelho" em Tapera.
        O Amor, foi a temática escolhida para a 17ª edição da Toca. O objetivo desse tema é conscientizar as pessoas da importância do amor. Os cenários representavam as várias formas de amar. A Toca do Coelho deste ano teve mais coelhos que nos anos anteriores, muitas flores e muita alegria. 
         Durante a manhã, foi realizada a visitação à toca e a feira, e durante a tarde as crianças brincaram e assistiram ao teatro "O AMOR ESTÁ NO AR".
              A viagem estava muito legal, todos se divertiram muito.



TOCA DO COELHO NA ESCOLA

          Todos os anos , os 2º anos viajam para Tapera na Toca do Coelho. Como motivação, as professoras Cleidimar, Valduze e Graziela, confeccionaram uma linda Toca na Escola.
          Com auxílio das famílias, a toca foi povoada com coelhos de todas as cores, tamanhos e estilos.
          Parabéns pela criatividade das Professoras e das famílias que colaboraram.


quarta-feira, 13 de abril de 2016

DIA DA MULHER

          No dia 08 de março, preparamos algo muito especial para as mulheres da Escola.

          Propomos em parceria com consultoras da Mary Kay, um momento de beleza e relaxamento.
          As mulheres também receberam das mãos do Diretor Leandro e Vice-Diretor Ezequiel, uma linda flor, representando o carinho que temos por todas.



terça-feira, 12 de abril de 2016

PRIMEIRA SEMANA DE AULA

Oba!!!  Todos estão de volta!!!

   Dia 17 de fevereiro foi um dia agitado para os quase 660 alunos da Escola.
                 No primeiro dia estavam todos curiosos para conhecer colegas novos e professores, e também saber em que sala iriam estudar.
                No segundo dia, teve um momento muito especial, tanto para os Anos Iniciais como para os Anos Finais, com o Pastor Josemar, que trouxe para as crianças um momento de reflexão e de boas vindas para este início de ano letivo.
          Os alunos dos Anos Finais, realizaram um trabalho sobre a função da Escola e o compromisso dos alunos frente à Educação. Confeccionaram cartazes e ensaiaram dramatizações, que foram apresentados aos demais alunos.

             Primeira semana animada, esperamos que continue o entusiasmo para que possamos construir novas aprendizagens e que cada aluno possa aprimorar seu conhecimento.


CONFIRAM AS FOTOS DA PRIMEIRA SEMANA DE AULA...


















INICIO DO ANO LETIVO



DIA: 17/02/2016
Manhã: 7:30 as 11:30
Tarde: 13:30 as 17:30



As férias chegaram ao fim, já é hora de retornar, nossa escola se alegra ao lhes encontrar. Aqui tem sonhos, emoções, fantasias, novas descobertas, enfim, aprendizado... teremos muita alegria em estar ao seu lado nessa busca por conhecimento sempre auxiliando, incentivando e orientando seus caminhos. Vocês nos trazem muita alegria. 
Sejam Bem Vindos!