Ambientes da Escola

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

ESCOLA BOM PASTOR EXPANDE O ESTUDO DA QUÍMICA COM A PARCERIA DOS BOLSISTAS PIBID DO IFFar

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor vem, desde o ano de 2014, juntamente com bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), desenvolvendo diversas atividades na escola. Atualmente, participam cinco alunos bolsistas e uma professora supervisora bolsista, Prof. Ms. Edela Lutz.
São contemplados prioritariamente os alunos do 9º ano e, são desenvolvidas atividades como, reforço de aprendizagem de Química, realizados experimentos, dinâmicas envolvendo a tabela periódica e aplicação de jogos desenvolvidos pelos próprios bolsistas.
Foi desenvolvido o projeto “Vida saudável – alimentação equilibrada”, com alunos de 8º ano, abrangendo diversos temas, como: Pirâmide alimentar, importância das fibras e dos exercícios físicos, através de dinâmicas de degustação e preparo de alimentos, finalizando com um circuito de atividades físicas.
Em outubro do ano passado, em comemoração ao mês da criança, teve início o projeto “Magia da Química”, com alunos de 3º e 4º anos, e o sucesso determinou sua continuidade em 2016 e sua extensão às demais turmas de ensino fundamental, contemplando também os 3º, 2º e 1º anos. Esse projeto promoveu momentos de descobertas e surpresas para estudantes dos anos iniciais, os quais participaram ativamente das atividades propostas, desde o experimento do “dedo mágico”, que mostra a tensão superficial da água e a importância de evitar a poluição dos rios. Também, o experimento a “descoberta das cores”, a explicação do processo de fermentação do pão, até o conto da “triste história da água oxigenada”, incluindo a aprendizagem de nomes e usos de vidrarias.
  Foram realizados procedimentos experimentais simples que os próprios alunos puderam fazer, no laboratório de Ciências, possibilitando-lhes o contato e manipulação de materiais de laboratório e a observação de reações químicas.
A importância desse projeto ficou evidenciada na avaliação de estudantes de 4º ano, relatado em um texto coletivo da turma produzido em sala de aula: “vimos que nestas experiências aconteceram várias mudanças que chamamos de reações químicas. [...] estes aprendizados vamos compartilhar com nossos pais, amigos e comunidade escolar. Muitos colegas não sabiam o que era Química, mas agora esta experiência nos permitiu entender como acontecem as reações químicas e que misturando substâncias, as mesmas se transformam. Parecia que estávamos vivendo em um mundo mágico de muitas transformações.”
Acreditamos que quanto mais cedo as crianças tiverem contato com a temática da Química, com experimentações, uso e reconhecimento de materiais de laboratório, melhor será sua alfabetização científica na área. Por isso, o objetivo dos projetos foi mostrar que ela explica a vida e suas transformações e que está presente nos diversos produtos e materiais utilizados em nosso cotidiano.
A magia está na descoberta, na alegria e na surpresa estampada no rosto de cada criança e adolescente, como mostram as fotos.

A Equipe Gestora compartilha dessa iniciativa, apoiando e oportunizando cada vez mais a abertura para essa parceria entre a EMEF Bom Pastor e Instituto Federal Farroupilha. 


EMEF BOM PASTOR REALIZA PLANTIO DE MUDAS DOADAS PELA EMPRESA SAUR

         O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. Nesse sentido, os alunos dos 6ºs anos da EMEF Bom Pastor, realizaram o plantio das mudas de flores e árvores nativas doadas pela empresa Saur Equipamentos, doação essa alusiva aos 90 anos de criação da empresa.

          A atividade foi realizada com auxílio do professor de Ciências Rômulo Fockink, que explicou como se faz o buraco, a adubação, o plantio e irrigação das plantas. Foi um momento prazeroso, o qual envolveu as três turmas que também participarão, no próximo mês, da atividade de integração no Parque Batista, organizada pela referida empresa.





TARDE CULTURAL NO CTG TROPEIRO VELHO - 5º ANOS

       Os alunos de 5º anos, no dia 16 de setembro, participaram da Tarde Cultural organizado pelo CTG Tropeiro Velho, onde os alunos participaram de mini palestras e brincadeiras.
         Foi uma tarde onde os alunos puderam confraternizar com alunos de outras escolas.
         Aos alunos ainda foi servido um delicioso lanche.
         Parabéns ao grupo organizador!


ENCERRAMENTO DA SEMANA FARROUPILHA - 4º ANOS

          No dia 16 de setembro os alunos do 4º ano realizaram uma atividade diferente, culminando com o encerramento da Semana Farroupilha.
         Os alunos tiveram uma programação muito legal com o Pastor Josemar no Parque Batista, logo após um delicioso pão com linguiça e refrigerante.
         As crianças se divertiram muito, brincaram, correram! Foi uma atividade muito legal.


SEMANA FARROUPILHA

          Na sexta-feira, dia 16 de setembro no turno da manhã, teve muitas apresentações pelos alunos de 6º ano, organizados pela Professora Lourdes Helena. Apresentações estas que envolveram dança e canto e muito chimarrão.
          No turno da tarde não poderia ser diferente. As crianças dançaram, comeram pipoca e assistiram uma belíssima apresentação do Grupo de Dança "Dente de Leite" do CTG Tropeiro Velho.


PALESTRA DOS BOMBEIROS

          No dia 13 de setembro esteve na Escola o Sargento Dalson, do 12º CRB - Corpo de Bombeiros de Panambi, para uma conversa com os alunos de 4º ano, sobre os cuidados e prevenção de incêndios.          No mesmo momento, foi realizada a divulgação do Manual Infantil de Prevenção Contra Incêndio e também do Concurso de Cartazes que será realizado pelos alunos de 4º ano do Município.
        A conversa com o Sargento foi muito interessante e esclarecedora.



EU POSSO FAZER MAIS DO QUE ISSO!

A mãe de 26 anos parou ao lado do leito de seu filhinho, que estava morrendo de leucemia. Embora o coração dela estivesse pleno de tristeza e angústia, ela também tinha um forte sentimento de determinação. Como qualquer outra mãe, ela gostaria que seu filho crescesse e realizasse seus sonhos. Agora, isso não seria mais possível, por causa da leucemia terminal.

Mas, mesmo assim, ela ainda queria que o sonho de seu filho se transformasse realidade. Ela tomou a mão de seu filho e perguntou, "você alguma vez já pensou o que você gostaria de ser quando crescer? Você já sonhou o que gostaria de fazer com sua vida?"

"Mamãe, eu sempre quis ser um bombeiro quando eu crescer".

A mãe sorriu e disse, "Vamos ver se podemos transformar esse sonho em realidade".

Mais tarde, naquele mesmo dia, ela foi ao corpo de bombeiros local, onde se encontrou com um bombeiro de enorme coração. Ela explicou a situação de seu filho, seu último desejo e perguntou se seria possível dar ao seu filhinho de 6 anos uma volta no carro dos bombeiros em torno do quarteirão.

O bombeiro disse, "veja, nós podemos fazer mais do que isso! Se você estiver com seu filho pronto às 7 horas da manhã, na próxima quarta-feira, nós o faremos um bombeiro honorário por todo o dia. Ele poderá vir para o quartel, comer conosco e sair para atender as chamadas de incêndio!"

"E se você nos der as medidas dele, nós providenciaremos um uniforme verdadeiro para ele, com chapéu, emblema de nosso batalhão, casaco amarelo igual ao que vestimos e botas também. Eles são todos confeccionados aqui mesmo na cidade, e conseguiremos rapidamente".

Três dias depois, o bombeiro o apanhou e vestiu-o em seu uniforme de bombeiro, escoltando-o do leito do hospital até o caminhão dos bombeiros. Ele ficou sentado na parte de trás do caminhão, e foi levado até o quartel central. Ele estava no céu. Ocorreram três chamados naquele dia e ele acompanhou todos os três. Em cada chamada ele foi em veículos diferentes: no caminhão tanque, na van dos paramédicos e até no carro especial do chefe do corpo de bombeiros. Ele também foi filmado pelo programa de televisão local.

Tendo seu sonho realizado, todo o amor e atenção que foram dispensadas a ele, acabaram por tocá-lo tão profundamente que ele viveu três meses mais que todos os médicos haviam previsto.

Uma noite, todas as suas funções vitais começaram a cair dramaticamente e a enfermeira-chefe, que acreditava no conceito de que ninguém deveria morrer sozinho, começou a chamar ao hospital toda a família.

Então, ela lembrou do dia que ele tinha passado como um bombeiro, e ligou para o chefe e perguntou se seria possível enviar algum bombeiro para o hospital naquele momento de passagem. O chefe dos bombeiros respondeu "nós podemos fazer mais do que isso! Nós estaremos aí em cinco minutos. E faça-me o favor? Quando você ouvir as sirenes e ver as luzes de nossos carros, avise no sistema de som que não se trata de um incêndio. É apenas o corpo de bombeiros vindo visitar, mais uma vez, um de seus mais distintos integrantes. E você poderia abrir a janela do quarto dele? Obrigado"!

Cinco minutos depois, uma van e um caminhão com escada Magirus chegaram ao hospital, estenderam a escada até o andar onde ele estava e 16 bombeiros subiram pela escada até seu quarto. Com a permissão da mãe, eles  o abraçaram, seguraram e falaram para ele o quanto eles o amavam.

Com um sopro final, ele olhou para o chefe e perguntou "chefe, eu sou mesmo um bombeiro?"

"Você é um dos melhores", disse o chefe.

Com estas palavras, ele sorriu e fechou seus olhos pela última vez.

E você, diante da vida, do pedido de seus amigos, filhos e parentes, tem respondido "eu posso fazer mais do que isso!?

Reflita, se sua vida tem sido em serviço ao próximo, e tome uma decisão.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

DESFILE CÍVICO

          No dia 07 de setembro a EMEF Bom Pastor participou do Desfile Cívico, onde representou o trabalho desenvolvido na Escola.
        Neste ano, os alunos representaram nos pelotões: as Olimpíadas, esportes, dança, linguagem, saúde, lazer, cultura, inclusão, música, projetos desenvolvidos na Escola, como "A Magia da Química".
           Também o Grêmio Estudantil foi representado, bem como o Clube de Mães da Escola.
           Como todos os anos, a Escola mostrou organização e beleza.
      Agradecemos a todos pelo empenho, pela disposição e pela dedicação para que a Escola novamente cumprisse com seu papel de formadora de pessoas conscientes do seu papel de cidadão e civismo.



quinta-feira, 8 de setembro de 2016

MOMENTO CÍVICO

       No dia 02 de setembro aconteceu na Escola o Momento Cívico, que teve início com a saudação aos professores, alunos, funcionários e convidados com o Salmo 23:1 "O Senhor é meu Pastor e nada me faltará".
       O ato cívico iniciou com uma referência ao tema da Escola: "O VALOR DA VIDA NO MUNDO EM QUE VIVEMOS".
       O valor da vida passa pela formação escolar. A Escola é um dos grandes agentes de socialização. Com isto queremos que o aluno consiga: 

  • desenvolver, aperfeiçoar. reconhecer e valorizar suas próprias qualidades, prezar e cultivar o convívio afetivo e social, fazer-se respeitar e promover respeito ao outro, para que sejam apreciadas sem discriminação por etnia, origem, idade, gênero, condição física, convicções, credos.
  • debater e desenvolver ideias sobre a constituição e evolução da vida sobre as formas de interação entre pessoas e com o meio nas diferentes organizações sociais e políticas passadas e atuais, assim como problematizar o sentido da vida humana e elaborar hipóteses sobre o futuro da natureza e da sociedade.
      Foram entoados o Hino Nacional Brasileiro, Hino Riograndense e também o Hino da Escola. As turmas de 1º ao 5º ano realizaram apresentações de músicas e dramatizações.

      A oração pela Pátria e Escola foi feita pelo Pastor Ivo Köhn da Igreja Evangélica Congregacional.
      Neste ato cívico ainda tivemos a representação do Grêmio Estudantil, Pais e SMEC.


segunda-feira, 5 de setembro de 2016

EMEF BOM PASTOR RECEBE EGRESSOS PARA PALESTRAR NO PROJETO CICLO DE FORMAÇÃO PARA ALUNOS DO 9º ANO.

            A Escola Municipal Bom Pastor realizou na manhã do dia 02 de setembro, mais uma etapa do Projeto Ciclo de Formação para os alunos do 9º ano, que possui o objetivo de melhorar o desempenho e buscando tranquilizar as inquietações, emoções e inseguranças que começam a aparecer nos alunos no momento de transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio.
      Os profissionais palestrantes, ex-alunos da Escola Bom Pastor foram: Bernhardt Hegele, Professor de Educação Física, proprietário de Academia da Rede Mestre em Ijuí, e, Leilane Droppa Appel, Médica formada pela FURG, plantonista no Pronto Socorro de Panambi.
Bernhardt e Leilane abordaram suas trajetórias de estudantes e profissionais desde o Ensino Fundamental, médio e superior. Destacaram a importância de se dedicar enquanto estudante e traçar metas para seu futuro. Também discorreram sobre as dificuldades encontradas durante a formação superior, o que exige muita determinação e foco para não desistir.
         Para a aluna Ana Luisa Cavalheiro de Oliveira, da turma 93, “o diálogo com os profissionais ex-alunos da escola foi muito válido, destacando que o que mais lhe chamou a atenção foi enfatizar o foco aos estudos,planejar a vida para o futuro profissional, e que isso já se inicia no Ensino Fundamental, e que devemos valorizar”. 
         Na continuidade do projeto, ainda no mês de setembro, está programada para o dia 28 à noite um encontro com diferentes profissionais do Comitê Solidário da Empresa Kepler Weber. Para outubro o tema será “Como lidar com as emoções e conflitos”.

        A Equipe Gestora da EMEF Bom Pastor agradece os profissionais que estiveram na escola, e acredita que momentos como estes são significativos para a formação dos nossos alunos.