Ambientes da Escola

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

ANOS FINAIS RECEBE A ESCRITORA SIZIANE KOCH

            Após realizarem leitura da obra “Em noite de nevoeiro”, com orientação das professoras de Língua Portuguesa, os alunos dos Anos Finais puderam conhecer e interagir com a escritora Siziane Koch.
          Siziane é natural do município de Estrela (RS), formada em Geografia e Mestre na área de ensino de Geografia e interdisciplinaridade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
          Numa conversa bastante informal, Siziane se apresentou, falou de sua formação, de sua atuação enquanto professora de Geografia na rede particular em Porto Alegre, de ser moradora da capital, de ter ouvido falar muito bem de nossa cidade e do projeto Formação de Leitores, no qual cada vez menos alunos têm o hábito da leitura e aqui surpreendeu-se vendo o contrário disso, sentindo o contágio empolgante de adolescentes leitores, de grupos de alunos questionadores e argumentadores.

          Em sua obra, a escritora Siziane dá vida e voz a personagens que estão bem a nossa frente todos os dias, mas que acabam passando despercebidos na inevitável correria da cidade grande. Com humor, delicadeza e criatividade de sombra, a autora dá uma verdadeira aula em plena noite de nevoeiro. É uma leitura ao mesmo tempo engraçada e profunda, que agrada leitores de todas as idades (nota da contracapa).


GRÊMIO ESTUDANTIL E LÍDERES DE TURMA PREPARAM SURPRESA PARA PROFESSORES

               Organizado pelo Grêmio Estudantil e pelos líderes de turma, os alunos e professores foram chamados para uma atividade especial para homenagear o Dia dos Professores que receberam uma violeta como presente pela passagem do Dia do Professor.

          O aluno Kauê, presidente do Grêmio Estudantil, fez um bonito discurso, chamou cada professor e pediu para cada representante de turma entregar essa lembrança. Com certeza foi um momento muito gratificante e cada professor agradeceu por essa iniciativa.

PROJETO SAUR AÇÃO INTEGRANDO PROPORCIONA ATIVIDADE NO PARQUE BATISTA

           Com o propósito de presentear estudantes pela passagem do Dia da Criança e dar continuidade a parceria do idealizador da Empresa SAUR, Sr. Ernesto Saur (in memorian), a referida empresa oportunizou, no dia 21 de outubro, o Projeto Ação Integrando, ocorrido no Parque Batista e com participação de todos os alunos dos 6ºs Anos da Rede Municipal de Ensino do nosso município de Panambi.
          Na oportunidade os alunos da escola se deslocaram até o local, juntamente com seus professores e equipe, para apreciar o evento. Logo na chegada foram recepcionados pelos monitores, divididos em grupos por cores e iniciaram as atividades de recreação. Puderam participar de todas as brincadeiras, jogos e arvorismo. Receberam durante a semana uma camiseta para usar no dia com o tema “curtidas legais: saber, vida, respeito e natureza”, ganharam lanche pela manhã, almoço e ainda lanche à tarde, tudo feito com muito cuidado e atenção.
          Á tarde presenciamos um cena muito emocionante, em que nossos alunos, portadores de necessidades especiais, puderam também participar da atividade de arvorismo, não realizando o circuito completo, mas fazendo a tirolesa. Foram momentos tensos, mas de muita emoção e adrenalina. Foi nítido ver o contentamento dos alunos Marcos, cadeirante, e Daniel, autista. Com certeza, para eles e também para os monitores e envolvidos, foi uma oportunidade ímpar que ficará registrada na lembrança.

          No depoimento de algumas alunas, Vitória, Natália e Yasmin da turma 62, “foi bastante interessante, conhecemos várias pessoas novas, de varias escolas, novas amizades. Bem divertido, bem organizado, os lanches, o almoço muito gostoso, tinha muita coisa divertida, o arvorismo foi muito legal, fizemos atividades diferentes, de pular corda,e fortalecemos as amizades”. 


UM DIA MAIS QUE DIVERTIDO... FESTA A FANTASIA!!!

           Dia 21, sexta-feira, mês de outubro, turnos da manhã e da tarde, Educação Infantil, Anos Iniciais, EMEF Bom Pastor... Primeira Festa a Fantasia!
               Muita diversão, brincadeira, música, fantasias, desfiles e risos. 
               Tinha muitas bruxas, fadas, super-heróis, bailarinas, Emílias, piratas, esqueletos... Tudo estava muito lindo, crianças e professores.
              Agradecemos aos pais que se empenharam em providenciar as fantasias, aos professores que entraram na brincadeira.
              Foi um dia animadíssimo e todos esperando pela próxima FESTA A FANTASIA!


FOTOS FESTA A FANTASIA JARDIM 2 E TURMA 13




FOTOS FESTA A FANTASIA TURNO DA TARDE

GRÊMIO ESTUDANTIL PROMOVE PASSEIO A EXPOIJUÍ FENADI

        Na tarde do dia 11 de outubro, data escolhida por ser véspera do Dia da Criança, foi realizado um passeio com os alunos dos Anos Finais até o município vizinho de Íjui, para visitar a 26ª Exposição-Feira Industrial e Comercial de Ijuí - ExpoIjuí Fenadi.
        Considerada uma grande feira de negócios do interior do Rio Grande do Sul caracterizada por sua capacidade de geração de oportunidades de negócios, de cultura e lazer. Um evento que contempla cultura, gastronomia, negócios, comércio, ecologia, artesanato, lazer, agronegócios e shows musicais.

        A tarde foi de muito calor, mas não faltou ânimo para os alunos se divertirem e visitar todos os espaços da feira, fazendo compras ou apenas contemplando o que o evento tinha para oferecer. Voltaram todos cansados, mas contentes por terem tido a oportunidade de sair com os amigos e colegas num momento de descontração.








VISITA DOS 9º ANOS AO COLÉGIO EVANGÉLICO PANAMBI (CEP)

          Já no dia 20 de outubro, na visita ao CEP, os alunos foram primeiramente encaminhados ao Auditório do Centro Tecnológicoe recepcionados pelo Diretor Nei Müller o qual os saudou e apresentou um breve vídeo sobre a Instituição e os cursos oferecidos.
          O Colégio Evangélico conta com uma estrutura completa como, por exemplo, salas especiais equipadas com TV, vídeo, data show, computadores em rede, ginásio de esportes, pista de atletismo, aulas práticas em laboratórios de Física, Química e Biologia superequipados, oferecendo um ensino de qualidade voltado para a realidade. As aulas de informática, onde os alunos têm acesso à Internet durante todo o curso, são dadas no Centro Tecnológico e de Formação Profissional.
          Após isso, os alunos foram divididos em grupos para fazer a visitação dos laboratórios, podendo interagir com os equipamentos e manusear robôs.
          O Colégio Evangélico Panambi – CEP - possui um convênio com a Prefeitura Municipal e concede Bolsas de Estudos a alunos que têm interesse em frequentar Cursos Profissionalizantes.  O convênio concede bolsas de estudos para o ano de 2017, os quais propiciam a formação profissional nas áreas de Mecânica, Eletrotécnica, Mecatrônica, Informática e Contabilidade, sendo que as aulas são à noite.

          Todos os alunos que têm intenção de frequentar algum dos cursos deverão participar do Seminário de Admissão, oferecido pelo CEP, a ser realizado no mês de janeiro de 2017, tendo duração de cem horas. Destas, 85 horas são de Apontador Técnico e 15 de Relações Interpessoais, devendo alcançar 75% de presenças e concluído com 50% de aproveitamento.

VISITA DOS 9º ANOS AO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (IFFar)

           No intuito de conhecer os cursos e também haver uma integração entre as escolas, os alunos dos 9ºs anos estiveram visitando no dia 28 de setembro, o Instituto Federal Farroupilha, e também no dia 20 de outubro o Colégio Evangélico Panambi.
         Na visita ao IFFar, os alunos  foram recepcionados pelos monitores e professores que os levaram para conhecer os Laboratórios, visitar a exposição de trabalhos preparada para os visitantes.  A Mostra Portas Abertas, possibilita que toda a comunidade do município e região conheça a estrutura da instituição (laboratórios, salas de aulas, biblioteca, etc.) e fique por dentro dos diferenciais dos cursos ofertados pela instituição.
           O propósito do evento é possibilitar que a comunidade regional visite e conheça o campus, as instalações e os cursos, além de núcleos, alguns projetos de pesquisa e extensão e serviços ofertados.
          Durante o evento também foi disponibilizado um espaço para realização de inscrições para o Processo Seletivo 2017, que oferta 100 vagas para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (para aqueles que concluíram o ensino fundamental) e 90 vagas para Cursos Técnicos Subsequentes (para quem já finalizou o ensino médio).

          Os alunos voltaram muito motivados a realizar a prova de seleção e ficar na torcida para que sejam aprovados e poderem ingressar no ano que vem nessa instituição.




quinta-feira, 27 de outubro de 2016

COMITÊ SOLIDÁRIO DA EMPRESA KEPLER WEBER

         No dia 28 de setembro recebemos alguns integrantes e funcionários do Comitê Solidário da Empresa Kepler Weber para relatar sobre suas trajetórias de vida profissional e de como ingressaram na empresa. Contamos com dez representantes, pessoas que, com muito entusiasmo, deram seu depoimento sobre como se constituíram funcionários e também voluntários.
          Na oportunidade, que foi durante a noite, tivemos como ouvintes os alunos dos 9ºs Anos e os professores, que participam do Projeto Ciclo de Formação, e ainda, foi oferecido a todos um jantar de confraternização.
          As palestras seguiram em uma ordem de apresentação, de falar sobre a importância dos estudos, do apoio familiar, do comportamento fora e dentro da empresa. Todos contaram um pouco de suas vidas e abriram para questionamentos. Dentre os convidados tivemos o prazer de receber ex alunos da escola, que com muito orgulho, relembraram de sua vida escolar dentro dessa instituição, sendo eles Julian Wendland e Natalia Stahlhöfer.

          Acreditamos que foi uma oportunidade muito enriquecedora, pois tudo aquilo que se fala em sala de aula, muitas vezes não tem o mesmo significado de ouvir pessoas de fora falando o mesmo discurso, mas de forma diferente. Temos feito a avaliação com os alunos e eles relataram terem gostado muito e pedido que continuemos com essas atividades.



segunda-feira, 24 de outubro de 2016

ESCOLINHA DE TRÂNSITO

         No dia 17 de outubro, os alunos de 2º ano foram até o Ginásio Municipal, onde brincaram na minipista, dirigindo motos e observando os sinais de trânsito.
         Os alunos aprenderam muito, sendo uma atividade lúdica e de fácil compreensão, onde alunos na prática aprenderam aspectos importantes na prevenção de acidentes de trânsito.
          Outro aspecto importante, foi a interação dos alunos com os agentes de trânsito, onde os alunos puderam questionar os mesmos, tirando suas dúvidas.


ESCOLA BOM PASTOR ENTRE AS SEIS MELHORES EQUIPES DE HANDEBOL FEMININO NO ESTADO

Nos dias 14, 15 e 16/10, a Escola Bom Pastor participou em Marau da Final Estadual de Handebol dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS). Os Jogos aconteceram no Ginásio Sindicato da Alimentação, Ginásio Municipal, Ginásio da SERP e no Parque de Rodeios. O evento contou com 250 atletas que representam diferentes regiões de diversos municípios gaúchos. No total, 16 equipes infantis, sendo oito masculinas e oito femininas, disputaram o título de campeã estadual de handebol feminino.
Os JERGS têm por finalidade estimular a prática esportiva em todas as escolas públicas do Estado (municipais, estaduais e federais), e a mobilização da comunidade escolar em prol do esporte educacional. Os Jogos estão marcando sua 46ª edição em 2016.
A equipe da Escola Bom Pastor pode mais uma vez estar presente numa final estadual, representando a terceira região do estado que abrange as regiões de Ijuí, Santo Ângelo, Santa Rosa, Três Passos e São Luiz Gonzaga. Sob a orientação do Professor Carlos Dorneles, a equipe da Bom Pastor foi desafiada a enfrentar equipes das cidades de Ametista do Sul, Caxias do Sul e Rosário do Sul. Foram momentos de muito aprendizado e vivências esportivas que contribuirão em muito para a formação de cada aluna da equipe.
A Direção da Escola acompanhou de perto os jogos, e parabeniza o professor e as alunas pela conquista de estar entre as seis melhores equipes de handebol do estado.  O esporte na EMEF Bom Pastor é um diferencial na oferta de oportunidades aos alunos, destacam os Professores Ezequiel Santos e Lizardi Dahmer, ambos da Equipe Gestora.


Um agradecimento especial às famílias das alunas, e às empresas apoiadoras e patrocinadoras da equipe e dos uniformes esportivos: Quadrilec, Indumetal, Metalbauer, Conecta Informática, Quim Materiais de Construção. 




DIA DAS CRIANÇAS AQUARIUM FISH

          A Escola participou da promoção DIA DAS CRIANÇAS COM AQUARIUM FISH. Os alunos tiveram a tarefa de fazer o desenho do seu mascote. Participaram desta atividade, alunos de 1º ao 6º ano com desenhos muito criativos.
         O desenho escolhido foi do aluno Guilherme Baptista Fagundes da turma 31.
         Parabéns as crianças que participaram do concurso, pois os desenhos estavam lindos.


CINEMA NA ESCOLA

    Durante a semana da criança foram realizadas várias atividades para comemorar o Dia das Crianças.
     No dia 11 de outubro, foi o dia do Cinema na Escola, onde os professores prepararam espaços para assistirem filme.
     Foi um dia muito especial!



CINEMA 5º ANOS

          No dia 11 de outubro os alunos de 5º ano tiveram uma tarde diferente e animada. Foi uma tarde, onde os alunos foram levados ao Cinema em Palmeira das Missões, onde assistiram ao filme "Pets - A vida secreta dos bichos".
             Além de assistirem ao filme, teve muita pipoca e refri.
             Todos, com certeza, esperando para a próxima sessão de cinema...



VIAGEM SANTA MARIA

    No dia 11 de outubro, os alunos de 3º ano realizaram a tradicional viagem para Santa Maria. O passeio teve início com a visitação a Base Aérea, onde os alunos assistiram a uma apresentação de cães que são treinados no local.
     Após a visitação, foram ao Planetário na UFSM e fizeram uma "viagem intergaláctica", passeando por estrelas e planetas.
     Também não poderia faltar o Cinema, onde assistiram ao filme "Cegonhas".
    O final do passeio foi com a visitação ao Criadouro São Bráz, onde tiveram uma aula de Biologia, com a observação de diferentes espécies de animais.
     A viagem foi muito legal!!!


TERRÁRIOS

Terrário também chamado de micro-jardim ou floresta encapsulada, é um ecossistema em miniatura mantido dentro de um recipiente de vidro.
             A montagem de terrários nas turmas de 5º ano, acontece em parceria com a Cotripal, no Projeto EU + VOCÊ = MUNDO MELHOR, que fornece o material.
                 As professoras trabalharam em sala de aula o que é ecossistema, como montar um terrário.
             O dia 10 de outubro, foi o dia tão esperado por todos. Os alunos trouxeram plantas, terra, pedras, pequenos insetos. Cada turma dez seu terrário com auxílio das professoras. Os terrários agora serão observados até o final do ano letivo.




quinta-feira, 20 de outubro de 2016

UMA TARDE MALUCA!!!

     No dia 10 de outubro aconteceu a tarde do Cabelo Maluco e a pintura de rosto. Alunos, professores e funcionários... todos entraram na brincadeira.
         Era cabelo de todas as cores, tamanhos e jeitos! 
         Rostos pintados com flores, bichos, corações, espadas, carrinhos, palhaços...
         Foi uma tarde maluca, mas muito divertida!


É PRIMAVERA!!!

          Para comemorar o tão esperado Dia das Crianças, nada melhor que uma boa história, não?!
       Sendo assim, nossas crianças vieram para a Biblioteca alegrar a semana participando de uma colorida e perfumada Hora do Conto sobre a Primavera!
         E estava lindo demais!


RISOTO

        No dia 07 de outubro foi realizado na Escola o tradicional Risoto, neste ano conciliado com a programação dos 36 anos de História da EMEF Bom Pastor. Como todos os anos, o Risoto foi um sucesso com a venda aproximada de 540 cartões. 
         Para abrilhantar o momento, tivemos a maravilhosa participação da Oficina de Talentos e Banda Emancipar.
        O lucro da venda dos cartões de risoto será investido no Parquinho da Escola, melhorias na área de lazer em frente ao Ginásio da Escola, e ainda a compra de TVs para as salas de aula.
       Agradecemos o empenho de toda comunidade escolar na venda dos cartões de Risoto, tornando esse evento tão grandioso.





PASSEIO PELO INTERIOR DE PANAMBI

         Os alunos de 4º anos tradicionalmente realizam um passeio pelo interior, onde visitam pontos históricos do município.
           Neste ano, o passeio contou com uma rápida visitação ao Distrito Industrial, logo após os alunos fizeram a visitação ao Cemitério de Boa Vista, onde está enterrado João Luis Malheiros.
        Continuando com o passeio, foram a Estação Belizário e após a Paineira, onde neste ano foi realizado o almoço e as crianças puderam aproveitar o espaço maravilhoso para brincar.
           Foi um dia de aprendizagem e diversão!


TEATRO 1º E 2º ANOS NO SESI

          No dia 30 de setembro, os alunos de 1º e 2º anos participaram de uma atividade organizada pelo Sesi. A criançada assistiu a um monólogo com Eric Chartiot, onde teve a contação de uma maravilhosa história e show de mágica.
            Foi um momento pura cultura e diversão.


DIA DA SECRETÁRIA

PARABÉNS PARA AS NOSSAS SECRETÁRIAS!!!
 MARGIT, SCHEILA E VIDIANE



ENTREGA DE BOLETINS

Comunicamos que sexta-feira, dia 30/09, das 17h 30 min às 19h, será realizada a entrega dos boletins e pareceres dos alunos do 1º ao 5º ano e no dia 01/10/16, sábado, das 8 horas às 10 horas será realizada a entrega dos boletins e pareceres dos alunos do 6º ao 9º ano.
 Solicitamos que seja observado o horário de entrega, pois os boletins serão entregues somente neste horário pela Professora.
Atenciosamente, Equipe Gestora

MELHORIAS EMBELEZAM O PARQUINHO DA ESCOLA

Os alunos da Escola Bom Pastor estão curtindo muito o novo ambiente do parquinho, após melhorias realizadas. Os investimentos de colocação de leivas de grama foram realizados pela Secretaria Municipal de Educação. A ACPM da Escola providenciou ainda a instalação de almofada protetora nos brinquedos; colocação de brinquedos com pneus e a pintura dos brinquedos tornando o local alegre e colorido para a brincadeira da criançada.  

Para a Equipe Gestora, as atividades lúdicas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual sendo, por isso, indispensável a pratica educativa. Nosso olhar está sempre voltado para favorecer o aprendizado no processo do desenvolvimento infantil.