A Dança pode ser considerada
uma forma de expressão artística do homem. Utilizando-se do corpo como
instrumento, o homem buscou representar a natureza, os animais e a própria vida
em sociedade. A Dança pode ser compreendida como linguagem social que permite
transmitir sentimentos e emoções afetivas na religiosidade, no trabalho, nos
costumes, nos hábitos, na saúde, etc. Para o ensino da mesma, deve-se
considerar o aspecto expressivo e equilibrá-lo com a técnica. Técnica esta, que
deva abordar fundamentos tais como: RITMO, ESTRUTURAS RÍTMICAS, TEMPO - ESPAÇO,
FORMAS, TRAJETOS, VOLUMES, DIREÇÕES, ORIENTAÇÕES, ENERGIA, TENSÃO, RELAXAMENTO
E EXPLOSÃO.
A capacidade de expressão
corporal do indivíduo desenvolve-se a partir do acúmulo de experiências, estas
que são de interpretação livre ou espontânea e que irá evoluir, através da
Dança, aonde o corpo será suporte para a comunicação.
O Projeto de Dança também
tem a função de comunicação no grupo e com a comunidade escolar, demonstrando
com as inúmeras apresentações em eventos escolares, parte do aprendizado
adquirido no decorrer dos anos.
Desta forma, a Equipe
Gestora da Escola cada vez mais amplia seu olhar para proporcionar aos
educandos a oferta de projetos pedagógicos extracurriculares, que possam
contribuir na formação integral dos alunos e também envolver as famílias e a comunidade
escolar. Outro desafio é propor alternativas de políticas públicas e ações que
reduzam os índices de ociosidade e tempo livre, e evitem aumentar índices de
violência, evasão e repetência escolar.
Socialmente e culturalmente
o projeto possui grande relevância, uma vez que irá proporcionar a crianças e
adolescentes, sua integração com o mundo dos movimentos corporais. Os
participantes terão oportunidade de crescer, promovendo o amadurecimento de
ideias, da capacidade de diálogo, de sua expressividade, criatividade e
comunicação, resultando assim, no desenvolvimento de suas capacidades motoras,
cognitivas e sócio afetivas, buscando conviver e relacionar-se de forma
saudável com o mundo que o cerca.
O Projeto de Dança Escolar
da Escola Bom Pastor vem ao encontro da necessidade de inclusão social,
contribuindo de forma efetiva na criação de oportunidades para as crianças e
adolescentes matriculados na escola, como educação não formal, que permite o
desenvolvimento e a auto realização dos sujeitos, contribuindo para formação da
consciência crítica.
Percorrendo os caminhos da
pesquisa sobre a Dança percebe-se que a Dança na Escola precisa inaugurar uma
“escola palco” onde a pesquisa sobre a Dança necessita ser objetivada, sem
perder sua subjetividade crítica, sem esquecer os sentimentos na formação
humana. A Dança é vista como um espaço para imaginar, para desenvolver o
potencial criador de cada ser humano.
A Dança na Escola precisa
ser vista como uma expressão artística desenvolvida com a intenção de estimular
a sensibilidade dos educandos, promovendo a descoberta do próprio corpo, num
contexto educacional, recreativo, através do contato com o mundo artístico, que
acolhe também as angustias, o desconforto, a dor, o medo, passando a expressar
por meio do corpo.
A Dança passa a ser sinônimo
de prazer, de magia, sensação de alegria, de euforia interna, onde todo o
educando aprende a superar os limites do seu próprio corpo através dos mais
diferentes movimentos. O ato da Dança torna-se uma explosão de emoção e ritmo,
que comove a quem dança e a quem assiste.
O Grupo de Dança
inicialmente era um projeto da SMEC com parceria da ACPM da Escola, hoje é um
projeto financiado pelo COMDICAP e ACPM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário