Ambientes da Escola

PROJETO DE DANÇA ESCOLAR


   A Dança pode ser considerada uma forma de expressão artística do homem. Utilizando-se do corpo como instrumento, o homem buscou representar a natureza, os animais e a própria vida em sociedade. A Dança pode ser compreendida como linguagem social que permite transmitir sentimentos e emoções afetivas na religiosidade, no trabalho, nos costumes, nos hábitos, na saúde, etc. Para o ensino da mesma, deve-se considerar o aspecto expressivo e equilibrá-lo com a técnica. Técnica esta, que deva abordar fundamentos tais como: RITMO, ESTRUTURAS RÍTMICAS, TEMPO - ESPAÇO, FORMAS, TRAJETOS, VOLUMES, DIREÇÕES, ORIENTAÇÕES, ENERGIA, TENSÃO, RELAXAMENTO E EXPLOSÃO.
A capacidade de expressão corporal do indivíduo desenvolve-se a partir do acúmulo de experiências, estas que são de interpretação livre ou espontânea e que irá evoluir, através da Dança, aonde o corpo será suporte para a comunicação.
O Projeto de Dança também tem a função de comunicação no grupo e com a comunidade escolar, demonstrando com as inúmeras apresentações em eventos escolares, parte do aprendizado adquirido no decorrer dos anos.
Desta forma, a Equipe Gestora da Escola cada vez mais amplia seu olhar para proporcionar aos educandos a oferta de projetos pedagógicos extracurriculares, que possam contribuir na formação integral dos alunos e também envolver as famílias e a comunidade escolar. Outro desafio é propor alternativas de políticas públicas e ações que reduzam os índices de ociosidade e tempo livre, e evitem aumentar índices de violência, evasão e repetência escolar.
Socialmente e culturalmente o projeto possui grande relevância, uma vez que irá proporcionar a crianças e adolescentes, sua integração com o mundo dos movimentos corporais. Os participantes terão oportunidade de crescer, promovendo o amadurecimento de ideias, da capacidade de diálogo, de sua expressividade, criatividade e comunicação, resultando assim, no desenvolvimento de suas capacidades motoras, cognitivas e sócio afetivas, buscando conviver e relacionar-se de forma saudável com o mundo que o cerca.
O Projeto de Dança Escolar da Escola Bom Pastor vem ao encontro da necessidade de inclusão social, contribuindo de forma efetiva na criação de oportunidades para as crianças e adolescentes matriculados na escola, como educação não formal, que permite o desenvolvimento e a auto realização dos sujeitos, contribuindo para formação da consciência crítica.
Percorrendo os caminhos da pesquisa sobre a Dança percebe-se que a Dança na Escola precisa inaugurar uma “escola palco” onde a pesquisa sobre a Dança necessita ser objetivada, sem perder sua subjetividade crítica, sem esquecer os sentimentos na formação humana. A Dança é vista como um espaço para imaginar, para desenvolver o potencial criador de cada ser humano.
A Dança na Escola precisa ser vista como uma expressão artística desenvolvida com a intenção de estimular a sensibilidade dos educandos, promovendo a descoberta do próprio corpo, num contexto educacional, recreativo, através do contato com o mundo artístico, que acolhe também as angustias, o desconforto, a dor, o medo, passando a expressar por meio do corpo.
A Dança passa a ser sinônimo de prazer, de magia, sensação de alegria, de euforia interna, onde todo o educando aprende a superar os limites do seu próprio corpo através dos mais diferentes movimentos. O ato da Dança torna-se uma explosão de emoção e ritmo, que comove a quem dança e a quem assiste.
O Grupo de Dança inicialmente era um projeto da SMEC com parceria da ACPM da Escola, hoje é um projeto financiado pelo COMDICAP e ACPM.



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