Ambientes da Escola

HISTÓRICO



Na época em que surgiu a ideia de se construir uma Escola no Bairro Kuhn, houve divergências quanto a sua necessidade, pelo fato de existirem poucas crianças em idade escolar e também em relação a sua localização. Mas apesar destes acontecimentos e devido à comunidade local estar desenvolvendo o projeto de construção da Igreja Bom Pastor foi realizado o processo de criação da escola.
Surgindo, então a necessidade de uma escola que pudesse abranger os bairros Kuhn, Fensterseifer e também arredores. Então no dia 13 de junho de 1979 o prefeito Hermann Dietrich, cria e denomina a Escola Municipal Bom Pastor – 1ª à 5ª série, situada na Rua Edmundo Rahmeier, 183  - Bairro Kuhn, com o Decreto Municipal de Criação e Denominação n° 04/79.
A Escola recebeu o nome de Escola Municipal Bom Pastor, devido a sua proximidade com o Centro Evangélico Bom Pastor. Suas atividades foram iniciadas no dia 5 de março de 1980. Enquanto o prédio estava sendo construído, os alunos freqüentavam as aulas no Centro Evangélico Bom Pastor. Sua inauguração foi no dia 14 de setembro de 1980, iniciando às onze horas da manhã.
            Nos anos de 1980 e 1981, a escola funcionou como uma extensão da Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Presidente Costa e Silva, do Bairro Arco-Íris.
No início de suas atividades a escola possuía três turmas, nas quais haviam aproximadamente 18 alunos, sendo  oito pertencentes a 2ª série e dez  de  3ª e 4ª séries.
No dia 19 de março de 1980 foi realizada a 1ª reunião do Círculo de Pais e Mestres, para eleição da 1ª diretoria. Devido ao grande número de matrículas, no final do ano de 1982, surgiu a necessidade de uma ampliação do espaço físico da escola a fim de evitar a transferência dos alunos de 4ª série. Então um grupo de pais se organizou e foi até a prefeitura solicitar a ampliação da escola. Mas como o mandato do prefeito Hermann Dietrich estava terminando, o mesmo passou a incumbência para o seu sucessor, o senhor Orlando Edílio Schneider, o qual autorizou a matrícula para a 4ª série que funcionou na então secretaria até o mês de setembro de 1983 quando ficou pronta a construção de uma sala de aula e mais uma área fechada.
No mês de abril de 1985 ficou pronta a ampliação de mais duas salas de aula. Neste mesmo ano foi autorizado o funcionamento da 6ª série através do Parecer Nº 200/84 do Conselho Estadual de Educação.
Devido ao aumento das matrículas e a quantidade de pedidos de vagas surge à necessidade de transformar a não mais  pequena Escola, em Escola de 1º Grau Completo, para isso foi encaminhado o pedido ao órgão competente para que em 1986 fosse implantada a 7ª série e que em 1987 fosse implantada a 8ª série, tornando-se assim uma escola 1º Grau Completo (1ª a 8ª série).
No ano de 1988 houve a matrícula de aproximadamente 315 alunos de pré à 8ª série, e novamente tiveram que ser utilizadas as dependências do Centro Evangélico Bom Pastor que foi ocupado pela 4ª série no turno da manhã e 2ª série à tarde.
Em 1989 foi concluída a quadra de esportes e no dia 22 de outubro foi realizada a festa de inauguração
Ainda no ano de 1991 a escola passou por um processo importante e democrático: a primeira eleição de diretores da escola. O processo transcorreu de forma clara e pacífica, sendo eleito o professor Hermes Centenaro, que foi reeleito no ano de 1993, atuando, portanto na direção da Escola nos anos de 1992 a 1997, em substituição a diretora Margit Kurzawa.
Formaram a Equipe Diretiva da Escola nos anos de 1992 a 1994, além do diretor Hermes Centenaro, o professor Osmar Subtil Ferreira na função de Coordenador de Turno e as professoras Gonçalina Stahlhöfer e Terezinha Wendt na função de Supervisoras Pedagógicas.
A escola passa por nova ampliação em 1994 quando foi construída a ala administrativa com secretaria, biblioteca e laboratório de ciências que até então não tinham salas apropriadas. Durante estes 35 anos a Escola passou por diversas ampliações, tornando possível hoje atender aproximadamente 650 alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Contamos com uma estrutura que engloba: Biblioteca, Laboratórios de Ciências e Dois Laboratórios de Informática, Sala de Vídeo,Sala de Recursos, Sala de Arte, Ginásio de Esportes e Quadra Coberta, Cozinha e Refeitório, uma Área Administrativa bem equipada e um quadro de professores e funcionários que envolvem 60 pessoas, sendo hoje a maior Escola Municipal.
A Escola preocupada com a formação dos alunos tem realizado um trabalho voltado ao crescimento individual e coletivo visando o aprendizado dos mesmos,  desenvolvendo Projetos de Dança (apoiado pelo COMDICAP) , Projeto de Formação Esportiva, Projeto Hope, Projeto de Musicalização bem como Projetos preocupados em desenvolver as capacidades e habilidades de seus alunos. Desenvolve ainda mensalmente em parceria Cultinhos na Comunidade Evangélica Bom Pastor e um diferencial da escola, também  é oportunizar a todas a s turmas participarem de viagens e passeios.
A Escola também oportuniza aos alunos a participação nos projetos oferecidos pela SMEC, sendo: judô, natação, ballet e capoeira.
A escola hoje é constituída pela seguinte Equipe Gestora: Diretor Leandro Veit, Vice Diretor Ezequiel Paula dos Santos, Coordenadoras Roselaine Colvero e Lizardi Beatriz von Mühlen Dahmer, 25 funcionários e 37 professores.
14 de setembro de 1980 – data esta muito especial, pois marca o início de uma maravilhosa história educacional repleta de realizações e sucessos. Por que sucessos? Porque durante esses 35 anos a Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor criou vínculos, buscou espaços, lutou pela qualidade. 
Constituída por alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, a Escola tem procurado através de seus professores, funcionários e Equipe Gestora realizar um trabalho voltado ao crescimento individual e ao aprendizado de seus alunos, o que faz com que a Escola seja hoje esse potencial, exemplo de desenvolvimento e “ Escola Significativa para Todos”.


FOTOS DO ARQUIVO HISTÓRICO


 1980 - 1º Prédio da Escola














Sala de Aula


Secretaria