A Escola mais do que nunca
precisa estar preparada para trabalhar com a diversidade étnica, cultural,
religiosa, social, econômica, entre outras, assim sendo, busca os mais variados
recursos pedagógicos para manter e melhorar a qualidade do processo ensino –
aprendizagem.
A ideia do trabalho com a
musicalização na Escola prioriza oferecer às crianças a oportunidade de se
tornarem seres humanos mais completos e mais felizes.
A música objetiva explorar a
percepção, a comunicação, a expressão da criação e da sensibilidade. Tendo em
vista alunos com necessidades educacionais especiais, oferecer a eles e aos
demais, a música, como mais uma oportunidade de melhorar a sua saúde física e
mental e com isso aprimorar sua qualidade de vida, sendo que no trabalho com a
música são utilizados elementos lúdicos como: som, ritmo, instrumentos, canto,
dança que estimulam movimentos, a linguagem, o desenvolvimento motor e
emocional de qualquer criança, em qualquer idade e realidade.
A música como recurso
pedagógico pode ser um dos caminhos para incentivar as crianças, muitas vezes, predestinadas
a marginalidade, pode abrir diversos canais de expressão e criação úteis para
seu futuro pessoal e profissional, enfim, a música é
“LUZ PARA A VIDA”.