Ambientes da Escola

sábado, 28 de setembro de 2013

SEMANA FARROUPILHA NA EMEF BOM PASTOR


 

"O RIO GRANDE DO SUL NO IMAGINÁRIO SOCIAL"

O imaginário resulta de um vasto conjunto de imagens, símbolos e ritos, enfim, do conjunto de experiências coletivas ou individuais de uma sociedade. Trazendo este assunto a tona, no ano de 2013, nos proporciona a possibilidade de levarmos para as escolas, CTGs e desfiles de todo o estado, um tema de grande reflexão da importância estudo do imaginário.
Este tema não poderia deixar de ser trabalhado em nossa escola. Durante a Semana Farroupilha houve várias atividades diferenciadas. Além dos momentos cívicos teve apresentação do CTG Tropeiro Velho tanto no turno da tarde, quanto no turno da manhã.
Também foi oferecido a todos os alunos um delicioso carreteiro de salame além de uma deliciosa roda de chimarrão, onde haviam chimarrão de todos os tipos e jeitos.
Confira fotos dos momentos deliciosos que os alunos prestigiaram:








Ainda despertando o imaginário e aprendendo mais sobre os costumes gauchescos, recebemos uma visita muito especial, do Peão Farroupilha 2012 e ex-aluno da EMEF Bom Pastor, Murilo de Oliveira Andrade.
Ele fez várias demonstrações: falou de sua responsabilidade como Peão Farroupilha, ensinou os alunos a montar chimarrão, mostrou a todos os arreios para encilhar um cavalo e trouxe até uma vaca de madeira onde com um laço armado ensinou as crianças como se faz para laçar, escolhendo até alguns alunos para realizarem a tentativa de laçar. 
Os alunos se divertiram muito com as demonstrações e jamais esquecerão esta visita que ficará como exemplo de bons costumes para todos.
Confira alguns momentos:


Nenhum comentário: