No
dia 26 de outubro de 2015 a Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor
sediou um evento promovido pela Coordenação
Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –
PIBID, do Instituto Federal Farroupilha.
Estiverem
presentes, da cidade de Santa Maria, o Prof.
Ms. Hermes Gilber Uberti - Coordenador Institucional, a Profª. Ms. Joze
Medianeira S. A. Toniolo - Coord. de Área de Gestão de Processos Educacionais,
as coordenadoras
de área do PIBID/Química do instituto Federal Farroupilha Campus – Panambi, a Profª. Dra. Anna Maria Deobald, a Profª. Dra Fabiana Lasta Beck Pires, os professores
supervisores do PIBID das escolas parceiras (EEEM Poncho Verde, EEEM Pindorama
e EMEF Bom Pastor), membros das equipes gestoras, alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Química do Campus
Panambi e alunos das referidas escolas.
Essa visita ao subprojeto do PIBID Química desenvolvido no campus Panambi acontece anualmente,
assim como, em outros sete campus do
IF Farroupilha e, neste ano foi escolhida a EMEF Bom Pastor para sediar o
evento.
O encontro representou
um espaço de socialização das experiências vivenciadas nas escolas parceiras,
relacionadas ao subprojeto "Jogos
Lúdicos, Química e Inclusão: esta combinação é possível?". Cada escola pôde mostrar as atividades
realizadas durante o ano e os resultados de suas intervenções com os alunos.
Foi um momento de troca de ideias e de análise das ações desenvolvidas.
A
grande importância do PIBID para a formação dos futuros profissionais da educação
se deve à imersão dos bolsistas nas escolas, ao reconhecimento dos espaços e
tempos, a proximidade com professores e profissionais de apoio e a maior interação
com os alunos, além da oportunidade de colocar em prática sua aprendizagem na
área da Química.
Para
as escolas, representa maior parceria porquanto permite a troca entre os
professores das diversas instituições envolvidas e para os alunos, outras
possibilidades de aprendizagens. Os relatos apresentados pelos bolsistas mostraram
a riqueza do trabalho desenvolvido durante o ano e evidencia a importância da
continuidade deste Projeto, como instrumento de mudanças significativas na
educação do país, à medida da sua dimensão enquanto Projeto de âmbito nacional.
SOMOS
TODOS PIBID
Nenhum comentário:
Postar um comentário