Ambientes da Escola

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

VIAGEM 8º ANOS A AMETISTA DO SUL

        No dia 04 de novembro foi a vez das turmas dos 8ºs anos conhecer Ametista do Sul.  O município está localizado ao norte do Rio Grande do Sul, na região turística das hidrominerais. Hoje, Ametista do Sul possui aproximadamente 8 mil habitantes e é considerada a capital da pedra ametista, o setor mineral responde por 75% da economia. Outro segmento econômico que teve início em 1997 foi o da vitivinicultura que está  acelerando ainda mais o crescimento do município, com produção de vinhos e derivados da uva, já que a produção de vinhos é feita lá mesmo e fica em processo de maturação dentro das galerias com temperatura estável.
          O turismo já é uma realidade, o município recebe inúmeros visitantes de todo o mundo, para conhecer os garimpos e como as ametistas são extraídas do interior das galerias subterrâneas. As pedras preciosas são famosas por sua beleza natural e por serem símbolos da sabedoria e energização, pensando nisto, foi construída na praça central, uma pirâmide com teto de vidro, cujo interior é revestido com ametista.

          Durante o passeio foi possível conhecer pontos turísticos como: a Praça central com sua Pirâmide Esotérica, a Igreja, revestida em quase sua totalidade pela pedra ametista, o Shopping das Pedras, a extração da pedra ametista nas minas com demonstração por um minerador e um guia que contou um pouco da história e do processo da retirada até a comercialização. Também puderam conhecer o Ametista Parque Museu com a mais rara coleção de Minerais da América Latina. Lá se encontra a pedra Ametista mais valiosa extraída até hoje em 80 anos de atividade, pesando 2.5 toneladas, além de várias outras de rara beleza.

Nenhum comentário: