Ambientes da Escola

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Textos da 7ª série



Textos produzidos no 1º semestre, pelos alunos da 7ª série (turmas 71 e 72), nas aulas de Língua Portuguesa, com a professora Nilza. Os textos foram criados a partir do Tema da Escola: Ambiente Saudável, sendo discutidos e analisados em aula.



Aproveitar a vida


Devemos aproveitar a vida ao máximo possível, pois temos apenas uma. Podemos aproveitar a vida com a família e com os amigos de diversas formas.

Para mim é fundamental aproveitarmos a nossa família, muitas vezes quando os pais e os filhos não se relacionam bem, a família tende a ter problemas. Viajar com a família é uma forma de aproveitá-la. Ter uma boa comunicação em casa. Fazer alguma coisa diferente nos fins de semana, como assistir um filme, ir a uma sorveteria, dar uma volta na cidade.

Tendo amigos nós aproveitamos a vida mais ainda, mas devemos ter amigos que aproveitam a vida de uma forma saudável e boa. Nós convivemos com nossos amigos praticamente todos os dias têm amigos desde quando éramos crianças e até quando ficamos mais velhos.

A vida é única, devemos aproveitá-la muito, nos divertindo, mas também precisamos estudar para no futuro termos um emprego que nos faça sermos uma pessoa feliz.

Amanda Mohr - turma 71



Vida


Viver é aproveitar a vida, estudar, ser feliz.

Aproveite a vida com coisas boas, que você goste, aproveite com sua família, pois é a melhor coisa que se pode ter.

Estude, pois será muito importante para o seu futuro, é estudando que você consegue um bom emprego.

Seja feliz, em tudo o que você faça, na escola, no trabalho, em casa, em todos os lugares que estiver.

Para viver bem, é preciso aproveitar com sua família, com seus amigos, com as pessoas que você gosta. Estude muito, isso é muito importante para a vida, sabedoria é tudo. E por fim, seja feliz em tudo.

Isaque Waldow - turma 71


 




Viver!!

Viver é aproveitar, é saber usar a vida.

Aproveitar a vida é fazer o máximo de coisas possíveis, é sair com amigos, é curtir a família, é sentir todos os sentimentos, é fazer tudo o que estiver a sua altura, é aproveitar tudo o que estiver ao seu redor,...

Saber usar a vida é não exagerar, saber os limites das coisas, é curtir as coisas que lhe oferecem, é saber usar aquilo o que você tem, é saber como fazer as coisas certas de formas certas, é ter responsabilidade, saber comandar, é liderar a vida, é saber ser parceria com você mesmo, é fazer as escolhas certas, é saber dar o exemplo de vida!

Para definir o que é vida não tem palavras, apenas o que podemos fazer é usá-la e aproveitá-la de jeito certo, do jeito correto. Vida para mim é saber como usar todas essas coisas juntas.

Keiti Angélica Neumann - turma 71



Viver


Para mim viver é aproveitar, ser feliz, sem ter vergonha de nada e sim viver o dia-a-dia.

Eu acho que aproveitar a vida é tudo para uma vida feliz, legal, de aprendizagem, pois se não aproveitarmos seremos infelizes tristes e uma pessoa triste não é nada.

Devemos viver cada dia um dia, pois não sabemos o dia de amanhã, de repente amanhã não vamos poder fazer o que fizemos hoje, então o que podemos fazer hoje devemos fazer hoje.

Não podemos ter vergonha, devemos expor nossas opiniões, também devemos pedir ajuda quando precisamos, não podemos ter vergonha de ser feliz.

Então a minha opinião é: tudo que importa na vida é ser feliz.

Bruna Morche - turma 71




Viver


Aproveitar a vida. Viver feliz. Família

Como aproveitar a vida? Sendo feliz, tendo amigos para aproveitar bons momentos, a família para ajudar e comemorar, sabendo aproveitar o tempo.

Viver feliz, para que? Para se realizar, ajudar nas conquistas pessoais e aproveitar a vida.

Família, para quê? Para nos apoiar nos momentos difíceis e nos reanimar quando estamos tristes, família serve para tudo.

Em minha opinião nós precisamos aproveitar a vida, pois a vida é uma só, não há como voltar atrás, para viver feliz, precisamos da nossa família, dos amigos e ter uma boa autoestima e realização pessoal.

Pedro H. Hoerlle - turma 71






Viver e Aprender


Desde que nascemos, estamos num constante aprendizado. Quando bebês, aprendemos que precisamos do leite materno para vivermos e crescermos, para tanto, aprendemos que se chorarmos, receberemos o leite, ou trocarão nossas fraldas, ou simplesmente nos darão carinho, e nem sempre nossas mães saberão exatamente o que queremos, pois não sabemos falar.

Quando ficarmos um pouquinho maior, aprendemos a engatinhar, a ficarmos em pé, a segurarmos objetos, a nos fazermos entender, a caminhar, então o mundo começou a ficar um pouquinho maior para nós.

Continuamos aprendendo, agora em uma escola, com outras crianças, professores, pessoas que se relacionam com nossos pais, com os meios de comunicação, mas ainda, dependemos dos pais, os quais nos ensinam os limites nos quais devemos prosseguir.

Quando chegamos à adolescência, está na hora de iniciarmos a escolhas dos caminhos que seguiremos em nossa vida, continuamos aprendendo e começamos a entender as consequências de nossas escolhas.

Ao chegarmos à fase adulta temos que escolher uma pessoa com quem dividiremos nossa vida (casar) e será um aprendizado longo, pois se nossos pais que nos conhecem desde que nascemos se surpreendem muitas vezes com nossas atitudes, imaginem uma pessoa que nos conheceu a bem menos tempo e que terá que passar por situações positivas e negativas junto conosco.

Quando ficarmos velhos, teremos que aprender a viver com as limitações que a idade nos traz, mas também a dividir as experiências e sabedoria que adquirimos durante nossa vida.

A cada dia que vivemos, temos novas experiências e a cada uma delas ganhamos mais conhecimento. Do início ao fim de nossas vidas é um constante aprender.

Gabriela Alexia Winkelmann de Souza - turma 71



Viver e aprender

Viver é mais que simples amizade e de querer ser alguém e mais do que simples palavra, viver é aproveitar a vida do seu jeito. Quando as pessoas nascem e crescem até certo tempo elas querem ser alguém na vida, mas não nascemos sabendo. Somos nós que construímos nosso caminho, nosso destino e nossa vida; com o tempo a gente aprende. Devemos ser felizes, viver a vida da maneira que gostamos; aprender com os erros e construir novos caminhos para ser alguém.

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante ,chore, dance, ria e viva a vida antes que a cortina seja fechada e a peça termine sem aplausos. A vida só pode ser compreendida, olhando para trás; mas só pode ser vivida, olhando para frente.

Não deixe um só dia passar sem que tenha agradecido a Deus por existirmos, pelas coisas que Ele permite utilizarmos; há muitos motivos para agradecermos e se reparássemos nisso, não ficaríamos pedindo a todo instante: mais e mais. A saúde, a alegria, a paz, a amizade tudo mais simples possível só valorizamos quando o perdemos. Só aí, notamos o quanto era importante para neste momento e agradeça de coração o fato de estar vivo...

Pamela Raquel Dornelles Horst - turma 72



Nenhum comentário: