Ambientes da Escola

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

ESCOLA BOM PASTOR EXPANDE O ESTUDO DA QUÍMICA COM A PARCERIA DOS BOLSISTAS PIBID DO IFFar

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor vem, desde o ano de 2014, juntamente com bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), desenvolvendo diversas atividades na escola. Atualmente, participam cinco alunos bolsistas e uma professora supervisora bolsista, Prof. Ms. Edela Lutz.
São contemplados prioritariamente os alunos do 9º ano e, são desenvolvidas atividades como, reforço de aprendizagem de Química, realizados experimentos, dinâmicas envolvendo a tabela periódica e aplicação de jogos desenvolvidos pelos próprios bolsistas.
Foi desenvolvido o projeto “Vida saudável – alimentação equilibrada”, com alunos de 8º ano, abrangendo diversos temas, como: Pirâmide alimentar, importância das fibras e dos exercícios físicos, através de dinâmicas de degustação e preparo de alimentos, finalizando com um circuito de atividades físicas.
Em outubro do ano passado, em comemoração ao mês da criança, teve início o projeto “Magia da Química”, com alunos de 3º e 4º anos, e o sucesso determinou sua continuidade em 2016 e sua extensão às demais turmas de ensino fundamental, contemplando também os 3º, 2º e 1º anos. Esse projeto promoveu momentos de descobertas e surpresas para estudantes dos anos iniciais, os quais participaram ativamente das atividades propostas, desde o experimento do “dedo mágico”, que mostra a tensão superficial da água e a importância de evitar a poluição dos rios. Também, o experimento a “descoberta das cores”, a explicação do processo de fermentação do pão, até o conto da “triste história da água oxigenada”, incluindo a aprendizagem de nomes e usos de vidrarias.
  Foram realizados procedimentos experimentais simples que os próprios alunos puderam fazer, no laboratório de Ciências, possibilitando-lhes o contato e manipulação de materiais de laboratório e a observação de reações químicas.
A importância desse projeto ficou evidenciada na avaliação de estudantes de 4º ano, relatado em um texto coletivo da turma produzido em sala de aula: “vimos que nestas experiências aconteceram várias mudanças que chamamos de reações químicas. [...] estes aprendizados vamos compartilhar com nossos pais, amigos e comunidade escolar. Muitos colegas não sabiam o que era Química, mas agora esta experiência nos permitiu entender como acontecem as reações químicas e que misturando substâncias, as mesmas se transformam. Parecia que estávamos vivendo em um mundo mágico de muitas transformações.”
Acreditamos que quanto mais cedo as crianças tiverem contato com a temática da Química, com experimentações, uso e reconhecimento de materiais de laboratório, melhor será sua alfabetização científica na área. Por isso, o objetivo dos projetos foi mostrar que ela explica a vida e suas transformações e que está presente nos diversos produtos e materiais utilizados em nosso cotidiano.
A magia está na descoberta, na alegria e na surpresa estampada no rosto de cada criança e adolescente, como mostram as fotos.

A Equipe Gestora compartilha dessa iniciativa, apoiando e oportunizando cada vez mais a abertura para essa parceria entre a EMEF Bom Pastor e Instituto Federal Farroupilha. 


Nenhum comentário: